quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Querida Sereia azul, estou atrasada no desafio que me lançaste, mas andei afastada destes meandros.
Mas como dificilmente os recuso e mais vale tarde que nunca, cá vai!
Também como tu, em diversas ocasiões encontro-me a ler mais que um livro de cada vez.
Esta é uma delas

Na página 161 do livro «Almas cinzentas, de Philippe Claudel:

«O quarto de Destinat era parecido com ele. Mudo e frio, criava um certo embaraço, ao mesmo tempo que infundia um respeito forçado. O sono de Destinat transmitira-lhe uma distância incalculável que o tornava um sítio pouco humano, condenado para a eternidade a permanecer impermeável ao riso, à alegria, ao bulício da felicidade. A própria arrumação fazia pensar em corações mortos»

Na página 161 do livro «O livro dos amores risiveis, de Milan Kundera:

«E quando a massagem acabou e ele se pôs de pé para sair da banheira, a massagista de pele húmida pareceu-lhe de uma beleza sã e saborosa, e o seu olhar tão humildemente submisso, que teve vontade de se inclinar na direcção longínqua onde adivinhava a mulher. Pois parecia-lhe que o corpo da massagista estava de pé sobre a grande mão da actriz e que esta mão lha entregava como uma mensagem de amor, como uma oferenda.»
Na página 161 do livro « A mulher foca, de Kathryn Harris:
«Como o acordar de um sonho: durante um momento está à sua frente, intacto, com todas as facetas resplandecentes de significado. Depois inclina-se para a frente, dorido, hirto, e ernormes pedaços começam a cair e perdem-se, não resta nada, nada a que se agarrar, nada que possa conservar»
Quanto a lançar o desafio.
Hum.......
Lanço-o a todos os que me visitam e que como eu adoram ler e envolver-se em palavras que nos embalam e aquecem. Palavras que nos chocam e abrem os olhos. Palavras que nos retemperam de força e ânimo para cruzar este oceano que é a vida. Palavras que nos transformam num cruzeiro que rompe fronteiras, que absorve sensações, magias, ilusões e desilusões!

13 comentários:

Zénite disse...

Chipichipi,

Hummm! Parece-me que terei de adquirir "O livro dos amores risíveis" de Kundera. :))


Interessante a escolha, para leitura, do n.º 161. Trata-se de um número mágico?

Ao tentar saber se se tratava de um número mágico, ou cabalístico, acabei somente por constatar que no ano 161 da nossa era nasceu Cómoro, que viria a ser imperador de Roma, e que nesse mesmo ano faleceu Antonino Pio, também imperador de Roma.

Sem pretender participar no vosso "desafio", trago no entanto um bocadinho da página 161 (ainda lá não cheguei na leitura) de "O Pintor de Batalhas", de Arturo Pérez-Reverte:

"(…)
Conhecer essa mulher. Quase sem se dar conta disso, Faulques esboçou um sorriso. Já não havia mulheres para pintar no grande fresco circular da torre. Estavam todas ali: a violada com as coxas cheias de sangue, as que se agrupavam como um rebanho assustado sob as espingardas dos verdugos, a de traços africanos que olhava moribunda para o espectador, a que em primeiríssimo plano abria a boca para emitir um grito silencioso de horror.(…)


Estou a ler outro livro mas fico-me por aqui.

Lamento trazer um excerto tão trágico.

Bjs. e uma noite tranquila.

Bichodeconta disse...

Obrigada pela visita e pelas simpáticas palavras..Magnificas escolhas de leitura, também é meu hábito ter sempre mais do que um livro que vou lendo alternadamente, infelizmente cada dia que passa estou mais pitosga, com mais dificuldade de ver, logo, mais dificuldade de ler.. Valem-me uns óculos já com as dioptrias um pouco desajustadas.. Volta sempre, eu também viajo até ao teu cantinho e delicio-me com o que encontro..Um abraço, Ell

Unknown disse...

Um abraço...boas leituras e bom regresso a este meandros...da qual tb estive afastada algum tempo...

um abraço

brisa de palavras

Rafeiro Perfumado disse...

Era com todo o gosto, mas o primeiro livro que apanhei só tinha 154 páginas! ;)

Carmim disse...

Que bom que voltaste... tinha saudades de te ler. =)

Beijinho.

joao disse...

Hey...
de volta e... boas leituras, sem duvida :o)
Uma beijoca e um excelente fim de semana
Mu@@@@@@@@@@@@@

Cusco disse...

Deixo os votos de um bom fim-de-semana!

Cris disse...

Excelentes escolhas! Um beijinho e muito obrigado pelas gentis palavras deixadas em terra.

Cris

Eärwen disse...

Meu vôo hoje, aqui , é para convidar-la para ir ao meu mundo recolher a pérola especial que existe para você.

Com carinho.

Eärwen
30.08.07

Sereia Azul* disse...

Nunca é tarde, querida amiga!

Pelo que li, são livros cativantes. Aguçaste a minha curiosidade :-)

Um abraço de brisa marinha

Sereia Azul*

Bichodeconta disse...

Vinha em busaca de ti e dos teus saberes. Voltarei, até lá deixo um abraço..

Rafeiro Perfumado disse...

Atão, ainda prendida ao livro?

Unknown disse...

- Quando eu era novo, quero dizer, realmente novo, um rapazinho, viviamos com os pais do meu pai. A familia Sanders vivia na nossa casa desde o fim do seculo XVIII. O meu avô morreu e a seguir o casamento do meu pai e da minha mãe chegou ao fim. O meu pai deixou-nos, simplesmente, e depois divorciaram-se e nós ficámos com a mão do meu pai. A minha mãe internou-a num lar de velhos e depois mudou tudo quanto na casa lhe lembrava o meu pai e a sua familia; levou todos os móveis e roupas de cama e louças lá para cima, para o sotão - A MULHER COM VÉU, RUTH RENDELL, PAG 161